Pode encomendar com MBWAY. Portes Gratuitos para encomendas superiores a 39€ em Portugal Continental

O que são Smart Cities e como podem melhorar a tua cidade?


ARTIGO POR: DIOGO FREIRE DE ANDRADE | ARQUITETO CONVIDADO 14ºC

Em 2015 a ONU definiu a AGENDA 2030 constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta AGENDA reflete várias vertentes para o desenvolvimento sustentável a níveis sociais, económicos e ambientais. Gostaria de desenvolver um dos Objetivos, aquele em que os arquitetos podem e devem participar para oferecer mais à Sociedade, o 11º.Cidades e Comunidades Sustentáveis. As metas até 2030, daqui a 9 anos, do objetivo nº 11 são muito exigentes:

Garantir acesso à habitação a todos; Proporcionar sistema de transportes seguros e sustentáveis; Aumentar a urbanização inclusiva e sustentável; Reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes; Reduzir o impacto ambiental negativo, em especial atenção à qualidade do ar e gestão de resíduos municipais; Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive por meio de assistência técnica e financeira, para construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais.

As cidades ocupam apenas 3% do território da Terra mas consomem aproximadamente 80% da energia e representam cerca de 75% do desperdício e das emissões de carbono. Estima-se que em 2050 quase 85% dos europeus vivam em áreas urbanas. De facto a população europeia e mundial cresce basicamente nas cidades, é por isso que é tão importante garantir cidades verdes e sustentáveis.

Segundo o Jornal de Notícias para Miguel Eiras Antunes, presidente do júri Bem-Estar e Cidades Sustentáveis, o futuro passa por uma economia verde e circular, uma cidade sustentável tem de ser uma cidade inteligente. Deve ter modelos de governação colaborativos em que põe o cidadão no centro das políticas mas também beneficia e tira proveito de dados e da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Referiu que Portugal emitiu, em 2018, 67,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono, só nas cidades foram emitidas mais de 50 milhões de toneladas. Na verdade 65% da nossa população é urbana. Fica claro que é nas cidades que temos de nos concentrar.

Para se cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU será necessário atuar nos seguintes pontos:

Transportes

Mais carros elétricos e mais postos de carregamento, parques de estacionamento na periferia e bons transportes públicos, ciclovias bem pensadas e executadas.

Qualidade do Ar

Menos poluição do ar que mata cerca de 4 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo a ONU, 9 em 10 pessoas respiram ar poluído.

Resíduos

Será urgente tratar do lixo que pode ser um potenciador de doenças e é um elemento poluidor dos solos e água. A economia circular é essencial para combater o desperdício, reutilizar e reduzir é preciso.

Espaços Verdes

Uma das decisões mais importantes e impactantes é transformar as cidades em elementos mais verdes e mais naturais. A aposta passa por criar grandes parques mas também pequenos jardins e hortas.

COMEÇA A CONSUMIR SUSTENTÁVEL, COMPRE NA LOJA 14ºC



Sale

Unavailable

Sold Out