Upcycle e Downcycle: Qual a Diferença?


Por Mariana Guerra | 14ºC

Upcycle

Também conhecido como reutilização criativa, é o processo de re-aproveitar e/ou transformar materiais ou objetos antigos em algo novo, aumentando assim a vida útil desses materiais. 

Na indústria da moda começa a ser uma prática cada vez mais recorrente, onde reaproveitam a roupa, que seria deitada fora, para criar uma nova peça. Esta pode ser uma boa alternativa para diminuir o desperdício desta indústria, que é um dos seus maiores problemas.

O que diferencia o processo de upcycle é o facto do produto em si não ser desconstruído para criar algo totalmente diferente, mas sim reaproveitado e transformado.

Também se pode fazer upcycle de mobílias antigas ou estragadas, reaproveitar diferentes peças e objetos para os mais variados fins, é tudo uma questão de criatividade. Alguma das vantagens desta prática são diminuir o desperdício e consumo inconsciente, redução de consumo de matérias-primas e recursos naturais na produção de novos produtos.

Downcycle

Processo de reciclagem onde um objeto é decomposto e os seus materiais residuais são reutilizados para fabricar um novo produto, de menor valor e qualidade do produto original. 

Um exemplo comum desta prática é a reciclagem de garrafas de plástico e transformá-las em fibras de lã, partes de carros, tubos, ou juntar com outros materiais e criar um produto totalmente novo.

Mas qual a diferença de dowcycle e reciclagem?

A principal é que no downcycle o novo produto criado tem menor valor e/ou funcionalidade. Uma garrafa de plástico pode ser reciclada até duas vezes numa nova garrafa de plástico com o mesmo valor, até ter de passar para o processo de downcycle onde irá dar origem a um objeto de menor valor.

Esta é uma boa alternativa para prolongar o tempo de vida de produtos que de outra forma acabariam no lixo. Este "novos" produtos têm a desvantagem de não puderem passar pelo processo de downcycle outra vez, ou seja, esta é a sua última fase de tempo de vida.

Um outro exemplo do processo de downcycing é o reaproveitamento de papel: Papel de Alta Qualidade > Papel de Fotocópias > Cartão para Embalagens > Papel higiénico ou lenços.

Investir em processos mais eficientes e inovadores para estas duas práticas irá revolucionar como utilizamos os produtos e impulsionar uma economia circular.

COMEÇA A CONSUMIR CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL NA LOJA 14ºC



Sale

Unavailable

Sold Out