Vestidos de Plástico? Do micro lixo ao macro impacte.


Sabias que grande parte das peças de roupa têm plástico na sua constituição? E se eu te disser que a lavagem dos tecidos contribui para a destruição dos ecossistemas aquáticos? Consideras andar em tronco nu para salvar os peixes? Calma, existem alternativas!

48% Dos microplásticos perdidos por humanos acaba nos oceanos.

De acordo com J. Boucher e D. Friot [1], estima-se que cerca de 48% dos microplásticos perdidos por atividade humana acabam nos oceanos. Tal como o nome indica, correspondem a pequenas partículas de plástico (< 5 mm) e resultam da abrasão de fibras de polímeros maiores, como as presentes em pneus, marcações rodoviárias, produtos de higiene pessoal ou tecidos sintéticos.

Precisamente por contribuir para a degradação das fibras, a lavagem de têxteis sintéticos (poliéster, nylon, poliamida, licra ou acrílico, por ex.) constitui uma das principais fontes de microcontaminação primária. Como consequência, acabam por ser ingeridos pelos organismos aquáticos e , mais tarde, pelo Homem (num prato gourmet de "Filetes au plastique", quiçá). Ora, apesar de inevitável, existem várias medidas que o consumidor pode adotar para diminuir o desgaste das fibras Optar por roupas em segunda mão e/ou de tecidos naturais (como lã, algodão ou linho); encher a máquina de lavar a cada utilização; e preferir ciclos de lavagem curtos, a baixas temperaturas, são alguns exemplos. xistem ainda "filtros capturadores de fibras", que não evitam o desgaste, mas minimizam a perda de microplásticos para as águas residuais [2].

É de notar que, tal como qualquer questão ambiental, a mitigação do problema dos microplásticos não parte apenas do Homem, enquanto consumidor consciente, mas também da indústria, enquanto produtora consciente. É necessário investir em Eco-Designs, desenvolver investigações químicas e substituir as campanhas de Greenwashing por, neste caso específico, um "Washing mais Green".

E TU? DE QUE LADO ESTÁS?

([1] Boucher, Julien, Friot, Damien, 2017, "Primary microplastics in the oceans" [2] https://www.deco.proteste.pt/casaenergia/consumo-sustentavel/noticias/roupa-libertamais-microplasticos-detergentes-capsula

Escrito por Maria R Vieira

 

COMEÇA A CONSUMIR SUSTENTÁVEL, COMPRE NA LOJA 14ºC



Sale

Unavailable

Sold Out