Pode encomendar com MBWAY. Portes Gratuitos para encomendas superiores a 39€ em Portugal Continental

Como podes reduzir a tua Pegada de Carbono?


A pegada de carbono é a quantidade de dióxido de carbono libertado para a atmosfera como resultado da produção e uso de um produto ou serviço. A pegada de carbono individual depende das atividades diárias e consumo de uma pessoa.

Existem diferentes sites onde podes calcular a tua pegada de carbono, mas depois como é que a podes diminuir?

Normalmente o que mais contribui para a tua pegada são os transportes, habitação e alimentação. Vamos por isso dar-te várias dicas para a reduzires.

Transportes

Andar Menos de Carro

Troca o carro pela bicicleta, transportes públicos, ou sempre que possível vai a pé. Se ficasses 1 ano sem andar de carro pouparias 2,6 toneladas de dióxido de carbono.

Voar Menos Vezes

Para viagens mais longas procura alternativas mais ecológicas ao avião, como por exemplo o comboio. Quando é impossível, existem já várias empresas que compensam as tuas emissões de CO2, como a Atmosfair.

Conduz de Forma Eficiente

Evita acelerar e travar de forma repentina, nas viagens mais longas usa cruise control, evita usar ar condicionado e verifica a pressão dos teus pneus. Se todos os portugueses regulassem a pressão dos seus pneus podíamos poupar até 1.794.647 toneladas de CO2 por ano.

Opta por Carros Mais Ecológicos

Quando fores comprar um carro novo tenta por optar por opções que tenham um consumo inferior, que sejam híbridos ou elétricos. Tem também em consideração as emissões associadas ao uso e produção do carro.

Alimentação

Diminui o teu Desperdício Alimentar

É das mudanças com mais impacto para diminuir as emissões de CO2. Todos os anos 1,3 mil milhões de toneladas de comida são desperdiçados - o equivalente a 1/3 de todos os alimentos produzidos mundialmente. Este desperdício representa 8% das emissões de CO2. Algumas dicas para diminuíres este desperdício é planeares as tuas refeições, congelar refeições, usar as frutas e vegetais mais antigos, e os que estão mais maduros aproveitar para smoothies e sopas.

Diminui o teu Consumo de Carne

Adotar uma dieta vegetariana ou vegan tem um grande impacto - para produzir 75g de carne de vaca são emitidos 8kg de CO2. A dieta mediterrânea pode também ser uma boa opção - se todos mudarmos a nossa dieta para esta as emissões de CO2 diminuem em 15%.

Prefere Produtos Locais e da Época

Os alimentos sazonais não necessitam de métodos de conservação - não utilizam tantas cadeias de frio ou conservantes - pelo que têm menos emissões associadas na sua produção. A principal vantagem de consumir produtos locais são as baixas emissões de CO2 associadas ao seu transporte.

Em Casa

Desliga as Luzes e Aparelhos Eletrónicos

Quando acabas de carregar o teu telemóvel ou computador tira o carregador da ficha, ao saíres de uma divisão da casa desliga as luzes e os aparelhos eletrónicos que têm uma luz de presença (como por exemplo os secadores), pois continuam a consumir energia mesmo quando não estão a ser utilizados, por isso é também importante que estejam desligados da ficha. As lâmpadas LED consomem menos 90% de energia das lâmpadas normais. Dado que em Portugal a nossa energia não provém toda de fontes renováveis esta é uma mudança que diminui a tua pegada de carbono. Uma solução para os mais esquecidos são as tomadas com temporizador, onde colocas quanto tempo queres que elas trabalhem.

Troca as Lâmpadas para LED

As lâmpadas LED consomem menos 90% de energia das lâmpadas normais. Dado que em Portugal a nossa energia não provém toda de fontes renováveis esta é uma mudança que diminui a tua pegada de carbono.

Eletrodomésticos

Não coloques o teu frigorífico e congelador a temperaturas inferiores às recomendadas. Quando vais comprar um novo eletrodoméstico opta pelos mais eficientes em termos energéticos.

Começa a Reciclar

Em 2020, foram recicladas 409 mil toneladas de embalagens, o que equivale a uma diminuição de emissões de CO2 de 158 mil toneladas. Ainda assim, apenas 13% dos resíduos urbanos são reciclados. Eletrodomésticos Começa a Reciclar

Estas são apenas algumas das muitas mudanças que podes aplicar no teu dia-a-dia para diminuíres a tua pegada de carbono.

COMEÇA A CONSUMIR SUSTENTÁVEL, COMPRE NA LOJA 14ºC



Sale

Unavailable

Sold Out