Pode encomendar com MBWAY. Portes Gratuitos para encomendas superiores a 39€ em Portugal Continental

Garrafas reutilizáveis - qual a melhor escolha?


As garrafas de água reutilizáveis são consideradas a mudança sustentável mais fácil de se realizar e com um impacto ambiental significativo - reduzimos drasticamente o lixo de garrafas de plástico descartável.
Todos sabemos o impacto que o plástico tem no nosso meio-ambiente. As imagens dos nossos oceanos cheios de garrafas e embalagens de plástico são alarmantes, por isso deixar de comprar garrafas de plástico e andar com uma reutilizável sempre connosco é uma decisão fácil de se fazer. 
Mas qual a melhor garrafa reutilizável? No mercado temos já inúmeras marcas e garrafas feitas de vários materiais: vidro, plástico ou metal. Qual a diferença entre estas garrafas? E qual é o melhor material?
Fomos pesquisar sobre o tema. Em termos do impacto da produção, a melhor escolha de material é aquela que se adequa mais ao nosso estilo de vida, dado que quantas mais vezes reutilizarmos a garrafa menor será o impacto da sua produção, comparativamente com o impacto de usarmos uma garrafa descartável.
Então quais são os fatores a considerar quando comparamos estes 3 tipos de materiais?

Garrafas de Vidro

              É das mais seguras, pois é feita de materiais naturais, não contém químicos – como o bisfenol A (BPA) por vezes presente em garrafas de plástico e metal, com propriedades perigosas - e pode ser lavada na máquina de lavar.

              O facto de ser mais fácil de esterilizar, faz com que tenha menos bactérias e até em termos de sabor as garrafas de vidro são uma melhor opção – a água tem um sabor melhor do que em garrafas de plástico ou metal.

              Permitem beber bebidas quentes e frias, com a segurança de que isso não irá contaminar as bebidas – como acontece em algumas garrafas de plástico ou alumínio. As garrafas de vidro também preservam melhor a temperatura (quer seja quente ou fria), do que as garrafas de plástico.

              Perigo de se partirem, o que reduz o seu tempo de vida útil, mas as garrafas que temos na nossa loja vêm com uma bolsa que as protege, diminuindo a probabilidade de se partirem.

              Pode ser reciclada, e ao contrário do plástico não sofre um processo de downcycling. No entanto nem todas as garrafas de vidro o são.

Garrafa reutilizável de vidro

 

Garrafas de Plástico

A maioria das garrafas é feita de polímeros plástico, como polipropileno e copoliéster, tornando-as mais leves e resistentes.

Apesar das garrafas produzidas atualmente não conterem o bisfenol A (BPA), este foi substituído por outros químicos, e o seu impacto na nossa saúde ainda não é claro. O professor e endocrinologista R. Thomas Zoeller aconselha o uso de garrafas de vidro ou metal.

Mais propícias à criação de bactérias e de afetar o sabor da água.

As bebidas quentes podem ser contaminadas, e as garrafas de plástico não preservam tão eficazmente a temperatura.

Pode ser reciclada, dependendo do tipo de plástico.

 

Garrafas de Metal

              São mais leves do que as de vidro, e não têm os perigos de contaminação que as garrafas de plástico têm. Pode eventualmente existir transferência de alumínio, mas não é considerado como um perigo para a saúde. É importante verificar se as garrafas não têm nenhuma camada de plástico ou resina, que alguns produtores colocam para disfarçar o sabor metálico com que a água fica, e que podem conter químicos.

              Não podem ser colocadas em máquinas de lavar, mas são mais fáceis de esterilizar do que garrafas de plástico. Em termos de sabor, por vezes a água pode ter um sabor metálico.

              É seguro colocar bebidas quentes ou frias nestas garrafas, sem o perigo de contaminação, e preservam as temperaturas durante mais tempo do que as garrafas de vidro.

              Pode ser reciclada, mas não é um processo fácil.

Ao investigar mais sobre o tema, chegamos à conclusão de que em termos de segurança e pureza do sabor, as garrafas de vidro são a melhor opção. Permitem que o consumidor esteja de consciência tranquila relativamente à possibilidade da sua água estar a ser contaminada com químicos, e esse foi um dos fatores determinantes para escolhermos as garrafas de água EQUA para estarem na nossa loja online. A maioria das garrafas vêm com uma bolsa, protegendo-as e eliminando o perigo de se partirem. O seu design apelativo faz com que possa ser um acessório.

Outra característica que nos fez escolher esta marca foi o facto de ser produzida na Europa, mais propriamente na Eslovénia, e de nos identificarmos bastante com a sua missão e valores.

Fontes: Plastic, metal or glass: What’s the best material for a reusable water bottle?, Seatle Times.

What is the Best Water Bottle Type?, Aquasana

Descobre a nossa coleção de garrafas reutilizáveis, aqui!

Garrafa reutilizável de vidro

 


Sale

Unavailable

Sold Out