Como começar uma alimentação vegetariana de forma segura e saudável?



Por Beatriz Beirão | 14ºC

Uma dieta vegetariana poderá ser implementada em qualquer fase do ciclo de vida, quer seja criança, adulto, grávida ou idoso, sendo que é necessário que a transição para a mesma seja acompanhada por um nutricionista, para que este processo decorra de forma segura, cumpra as necessidades de cada um e para que possa prevenir quaisquer deficiências nutricionais.

Um padrão alimentar vegetariano deverá privilegiar produtos alimentares, tais como cereais integrais, leguminosas, fruta, hortícolas e frutos oleaginosos sendo que estes deverão ser gradualmente introduzidos na sua alimentação caso não esteja habituado ao seu consumo.


Um fator essencial para uma alimentação vegetariana saudável será procurar consumir alimentos locais, frescos e sazonais e que sofreram um mínimo processamento possível, consumindo apenas ocasionalmente produtos processados, tais como as salsichas de soja ou a soja texturizada.

Além disso, com a ajuda do nutricionista, aprender a ler rótulos seria uma ferramenta interessante, de forma a tornar as suas compras mais conscientes e a evitar consumir alimentos ricos em açúcar, sal ou quaisquer aditivos.

Este padrão alimentar abrange uma vasta escolha de hortícolas e frutas disponível no mercado, pelo que variar o máximo possível as hortícolas, leguminosas e fruta no seu dia-dia permite não só ter uma alimentação equilibrada, como também, poderá prevenir carências que possam surgir.

É importante entender que certos nutrientes poderão estar mais em falta neste padrão alimentar, tais como o ferro, cálcio, iodo ou ómega-3, sendo que é essencial incluir fontes alimentares destes nutrientes diariamente, uma vez que défices nutricionais a longo prazo poderão causar consequências graves para a saúde do ser humano.

Assim sendo, transitar para uma alimentação vegetariana requer cuidado e um acompanhamento essencial por parte de um nutricionista, para que esta mudança ocorra de forma segura, equilibrada e saudável.

 

COMEÇA A CONSUMIR SUSTENTÁVEL, COMPRE NA LOJA 14ºC



Sale

Unavailable

Sold Out