Quais são os Impactos Ambientais dos Detergentes Convencionais?


Artigo escrito por ECOX

Lavar a loiça, lavar a roupa, lavar o chão, lavar objetos, limpar os vidros… Ah, e o carro! Já paraste para pensar qual é o dia ou dias em que não usas, pelo menos, um detergente? É verdade, praticamente todos os dias usamos produtos de limpeza e eles estão presentes na cozinha, no quarto de banho, na marquise ou até mesmo no carro.

Se numa situação normal os produtos de limpeza já têm um uso elevado na nossa rotina, o momento atual de pandemia no qual vivemos fez com que existisse um cuidado ainda maior na limpeza e, portanto, há um aumento do uso dos detergentes. Mas sabes o que acontece aos resíduos destes produtos depois de os usares?

Os detergentes convencionais têm um grande impacto negativo no ambiente pois poluem a água e os solos. Mas porquê? Qual é a composição destes produtos? Qual é o impacto ambiental dos detergentes? E existem soluções ou alternativas? Fica a saber tudo neste artigo.

Conhece a composição e o impacto ambiental dos detergentes

As substâncias químicas que fazem parte do “ADN” dos detergentes convencionais são os responsáveis pelo impacto ambiental destes produtos no nosso planeta. Explicamos-te porquê:

1. Tensioativos sintéticos: os detergentes têm tensoativos sintéticos que vêm do petróleo, matéria prima não renovável e bastante poluente;

2. Agentes sequestrantes: a maioria é constituída por fosfatos que apesar de aumentarem a eficácia de limpeza provocam a eutrofização das águas (crescimento elevado das plantas aquáticas) e afetam a fotossíntese dos seres vivos. Importa realçar que criam uma camada de espuma que impede a entrada de oxigénio no meio aquático e que também remove a camada oleosa que reveste as penas das aves e que as permitem boiar na água;

3. Fragâncias, corantes e espessantes: os detergentes podem também ter na sua composição pequenas quantidades de fragâncias, corantes e espessantes que podem originar problemas para a saúde humana, como alergias ou irritações na pele, e no ambiente pois alteram a composição química da água;

4. Conservantes: responsáveis por aumentar a durabilidade dos produtos de limpeza, também são um “se não” para a fauna.

 

Toda esta composição química dos detergentes convencionais faz com que não sejam 100% biodegradáveis em pouco tempo e tenham consequências negativas no ambiente. Costumas ver vários produtos com a palavra biodegradável no rótulo? Por norma, todos estes produtos são biodegradáveis mas o que está em questão é o tempo de decomposição dos seus componentes: degradação por completo em horas ou dias é diferente da degradação parcial em meses ou anos.

 

O impacto ambiental causado por detergentes convencionais começa desde a extração das matérias-primas até chegar a tua casa.

E já existem alternativas para este problema?

Depois de saber as consequências significativas que uma simples limpeza com um detergente não biodegradável pode ter na saúde do ambiente, está na altura de aprender que existem alternativas sustentáveis que te ajudam a reduzir a tua pegada ecológica.

Já tens à tua disposição detergentes ecológicos que podem entrar em tua casa, cuidar dela e quando vão embora também não prejudicam o ambiente nem o futuro do planeta. E sabes que podes juntar o útil ao agradável e, para além de diminuir o impacto ambiental dos detergentes convencionais, podes dar uma nova vida ao óleo alimentar usado? Nós explicamos! Num ano, cerca de 35 mil toneladas de óleo alimentar usado vão para o esgoto em Portugal e as ETARS gastam cerca de 300 milhões de euros para o remover das águas. Este é um resíduo que tem vários impactos nas nossas casas, rede pública, meio aquático, nos solos e no clima. Por essa razão e para diminuir esses pontos negativos, a EcoX desenvolveu uma fórmula especial que permite transformar os óleos alimentares usados em detergentes ecológicos. Este é um conceito inovador de economia circular na área dos detergentes que valoriza um resíduo nocivo para o ambiente e de difícil descarte.

Agora é possível diminuir o impacto ambiental dos detergentes convencionais ao mesmo que damos uma nova vida ao óleo alimentar usado.

O modelo de produção da EcoX, contrariamente ao modelo de produção dos detergentes convencionais, reduz em cerca de 50% o desperdício de matéria ativa virgem e ainda evita a extração de matériasprimas e a sua separação assim como o armazenamento e distribuição (e os custos de transporte que todos estes processos têm).

Somos o poder da limpeza e do conforto na tua vida, com soluções inovadoras e sustentáveis através da valorização de desperdícios: somos pioneiros mundiais na produção de detergentes ecológicos feitos a partir de desperdícios (o óleo alimentar usado), usando uma tecnologia que tem por base a economia circular. São produtos 100% portugueses e são produzidos em empresas certificadas que transformam os desperdícios das nossas entidades parceiras em detergentes biodegradáveis.

Ao serem produzidos a partir de matérias-primas de origem vegetal o que faz com que sejam altamente naturais e biodegradáveis. A sua degradação ocorre em duas fases: 60% ocorre em menos de 24h00 devido à ausência de cadeias carbonatadas complexas os restantes 40% decompõem-se em poucos dias após a utilização. Outra das vantagens é que não contêm ingredientes de origem animal nem não são testados em animais.

Através da economia circular a EcoX caminha em direção a um futuro mais sustentável com o reaproveitamento de ingredientes e embalagens e a diminuição do uso de recursos primários. Isto significa que podes ter os teus detergentes ecológicos a granel reutilizando as tuas embalagens com a quantidade que necessitas e evitando a utilização de embalagens de plástico de uso único e, por isso, o desperdício. Sabes que com a disponibilização de detergentes a granel evitámos o descarte de cerca de 15 mil embalagens, em 2019?

O facto de serem mais concentrados reduz ainda a quantidade de detergentes que usas em cada limpeza e, por isso, acabas por poupar mais e gastar menos produto. A pensar em ti e nos teus amigos, a EcoX também tem uma surpresa em que podes ganhar pontos e trocá-los por prémios! Tornar-te EcoXpert a cuidar do futuro.

Depois de saberes todas estas diferenças a questão “detergentes convencionais ou detergentes ecológicos?” ainda está em cima da tua mesa?

Conhece os nossos artigos de Limpeza Sustentáveis



Sale

Unavailable

Sold Out