Waste App - Quantas vezes não reciclamos porque não sabemos como?


Tens intenção de reciclar? Queres começar ou melhorar a reciclagem emtua casa, mas não sabe como? A grande maioria dos portugueses está na mesma situação! Conhece a WasteApp e dá inicio a uma nova relação cujo fruto é a diminuição da sua pegada de carbono.

Apesar dos esforços de publicidade e de educação ambiental disponíveis para os mais jovens, mas também para os mais velhos: Quantas vezes não reciclamos porque não sabemos como? Cassetes antigas, óculos de ver, CDs riscados, entulho de jardim, escovas dos dentes, chinelos de praia, radiografias, entre milhares de outros objetos que teriam um destino, se este fosse conhecido. Dados de 2020 apontam que cada português produza diariamente 1,40kg de lixo, traduzindo-se em 512kg por pessoa, por ano -perfazem-se mais de 5 mil milhões de kg de lixo/ano.

A Organização Não Governamental Ambiental (ONGA) Quercus, em parceria com a Fundação Vodafone Portugal e a NextReality, desenvolveram em 2019 uma plataforma digital, que existe em formato de website e app – a WasteApp – para ultrapassar este “gap” na informação e disponibilizar a todos como e onde reciclar os seus objetos.

A plataforma inclui cerca de 50 categorias organizados pela sua “origem, natureza e perigosidade”, tendo também a opção de pesquisar por palavras chave. De norte a sul, cada objeto terá (ou não) o sitio mais adequado para a sua entrega. Uma das grandes vantagens é a sua constante atualização e a possibilidade de todos contribuírem para que seja cada vez mais completa e útil, ao alcance de um clique.

Tendo em conta que a taxa de reciclagem em Portugal (2020) foi de 38%, as organizações contam com o apoio da WasteApp para, não só as entidades, mas para o utilizador individual aumentar estas taxas.

A título de curiosidade, apresentamos alguns objetos que, por falta de outra solução viável de momento, se categorizam como lixo indiferenciado: CDs e DVDs, Talheres e louça, Materiais em sílica, Copos de vidro, Plástico que não é embalagem (canetas, tupperware, alguidar), Película aderente, Lâminas de barbear, Ferramentas, Tachos e panelas, Papel autocolante.

Para além de nos ensinar o que fazer com objetos que estamos menos habituados a reciclar, a WasteApp também nos ensina a fazer a correta reciclagem e o que colocar e não colocar nos ecopontos convencionais

Artigo escrito por Teresa Pinho.

COMEÇA A CONSUMIR SUSTENTÁVEL, COMPRE NA LOJA 14ºC



Sale

Unavailable

Sold Out